31 de dezembro de 1969 às 21:00

Funciona usar hipnose para assistir a séries como se fosse a primeira vez?

Sonha em assistir a sua série favorita com o mesmo entusiasmo da primeira vez? Pois é exatamente isso que promete o site Unspoil me, parte de uma ação publicitária da Samsung em parceria com a HBO (em inglês).

Será que funciona para apagar spoilers também?

Sonha em assistir a sua série favorita com o mesmo entusiasmo da primeira vez? Pois é exatamente isso que promete o site Unspoil me, parte de uma ação publicitária da Samsung em parceria com a HBO (em inglês).

O objetivo, dizem os criadores, é fazer você esquecer determinada série de TV a partir de uma sessão online de hipnose. Desse modo, você evitaria o auto-spoiler e conseguiria experimentar novamente "o mesmo sentimento emocionante que você teve na primeira vez em que assistiu à série", informa o site, que diz ser possível realizar a hipnose quantas vezes você quiser.

Para fazer o teste, primeiro você acessa o site, senta em um lugar tranquilo e decide qual série de TV gostaria de esquecer. Em seguida, aperte o botão para começar a sessão de hipnose. Um áudio em inglês vai guiá-lo pela experiência. Antes, é preciso confirmar que você tem mais de 18 anos e está de acordo com os termos e condições da página.

A experiência dura 23 minutos e, para funcionar, não pode ser interrompida. Além disso, recomenda-se o uso de fones de ouvido e que você pense em apenas uma série durante todo o processo.

Depois que terminar a hipnose, ainda será preciso ter uma noite de sono antes de verificar se a técnica deu certo ou não.

O psicólogo e hipnoterapeuta Odair Comin explica que é possível esquecer episódios guardados na memória a partir da hipnose, mas que isso deve ser feito com cautela:

No consultório, a técnica para a amnésia é utilizada raras vezes e em casos muito específicos

Isso acontece, por exemplo, quando um paciente em tratamento não consegue lidar com um problema do presente por conta de algo que aconteceu no passado. "Então, pode-se restringir o acesso a memórias traumáticas até que ele consiga lembrar dos fatos sem sofrer", afirma Comin.

No consultório, o especialista envia sugestões mentais específicas, de acordo com as demandas do paciente. Na versão digital, no entanto, qualquer usuário recebe as mesmas orientações. "Se a comunicação for feita de forma genérica, nem todos terão os mesmos resultados, pois não há um acompanhamento individual", diz o psicólogo.

O site, por sua vez, se antecipa e alerta que a hipnose não funciona para todos, mas  para os mais influenciáveis: "você precisa tentar e ver", diz.

"Parece-me muito mais uma jogada de marketing e uma brincadeira com as pessoas", afirma o psicólogo.

Como já dito, a hipnose é usada para produzir amnésia somente em casos específicos, que em geral estão associados a memórias ruins –exatamente o contrário do que propõe o site, que deseja apagar suas séries preferidas.

Segundo o especialista, sua mente pode ver isso como um padrão e esquecer outras memórias positivas:

A proposta, neste caso, é arrancar ou apagar algo bom de dentro de você. Com isso, a mente pode entender que coisas boas podem ser ruins, e assim começar a bloqueá-las

Comin alerta ainda que, se a orientação não for específica, você pode acabar apagando outras séries da sua memória.

"Quando comunicamos algo para a mente, cada palavra tem liberdade para fluir em seu mundo interno. É como enviar uma borracha para a sua mente, é natural que ela possa apagar mais coisas do que a específica que foi sugerida", diz.

Diante disso, optamos por não testar o experimento.

Em sua defesa, o site diz que você não esquecerá nada que você não queira. A página informa, na sessão de perguntas e respostas, que "a hipnose é um estado natural de mente" e que "você decide se e quando deseja cancelar". Além disso, afirma que pessoas com diagnóstico de doenças mentais ou epilepsia não devem se submeter à hipnose.

O vídeo de 23 minutos, chamado "Unspoil me", foi feito junto com dois especialistas suecos, certificados em hipnose, Ulf Sandstrom e Fredik Praesto.

É normal que a gente queira repetir o êxtase da primeira vez em que assistimos a uma série muito boa. Mas você já percebeu que, mesmo com spoiler, a segunda vez pode fazer você perceber várias coisas que nem tinha notado antes? A dica do especialista é essa: que tal trocar a hipnose por um novo olhar em relação a sua série do coração?

"Talvez a intenção do site seja criar a mesma intensidade de algo prazeroso feito pela primeira vez, pois é natural que, com o tempo, a intensidade diminua", diz o psicólogo. É como a paixão e o amor: primeiro veio o friozinho na barriga, que, com o tempo, transforma-se em calmaria.

"Ao repetir sempre uma paixão por uma série ou filme, contudo, será perdida a possibilidade de amá-la, pois não haverá uma segunda vez, não poderá ir além, como um feitiço do tempo que se repete incessantemente", compara o especialista.

Fonte: UOL

comentários

| Rádio Califórnia 89,1 FM'); }
Estúdio Ao Vivo