10 de maio de 2018 às 17:00

Gibson entra com pedido de recuperação judicial

Do site Roque Reverso

A Gibson, uma das maiores fabricantes de guitarras do mundo, entrou neste início de maio de 2018 com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Em miúdos, a empresa quebrou e vai ter uma última chance de sanar suas finanças antes de um possível encerramento de atividades.

Soa como mais um golpe ao já abalado mundo do rock. Afinal, a Gibson não está sozinha nessa bancarrota.

A também norte-americana Fender, principal concorrente internacional da Gibson, vai mal das pernas, assim como a Guitar Center, uma rede de lojas espalhada pela América do Norte na qual muitos guitarristas seriam capazes de pagar aluguel para viver em suas dependências.

Os motivos da quebra da Gibson são variados. Vão dos maus negócios, passam pela repercussão de normas mais rigorosas para o comércio da jacarandá, madeira nobre usada pela fabricante, e culminam na falta de interesse das gerações mais jovens pelo rock, estilo para o qual guitarra e Gibson são sinônimo.

Alguns modelos de guitarra fabricados pela Gibson são tão icônicos quanto os guitarristas que a esmirilham: a "Lucille" 335 de B.B.King; a SG cereja de Angus Young; a Flying V de Albert King; a Les Paul nas mãos de Peter Frampton, Slash, Randy Rhoads, Zakk Wylde e tantos outros; a guitarra de dois braços magistralmente manejada por Jimmy Page. Impossível citar todos.

Até mesmo Eric Clapton, que a partir dos anos 1970 passou a ter sua imagem pública vinculada à concorrente Fender, imortalizou riffs nos braços de uma ES-335 nos tempos do Cream.

De todo modo, não se trata do fim da Gibson. A recuperação judicial vai exigir da empresa um foco maior em seu negócio principal, justamente a fabricação e venda de instrumentos musicais de alta qualidade.

E a boa notícia, segundo a própria Gibson enfatizou, é que a venda de guitarras segue lucrativa para a empresa, ainda que não tanto quanto há algumas décadas.

Fonte: UOL

comentários

| Rádio Califórnia 89,1 FM'); }
Estúdio Ao Vivo