16 de setembro de 2019 às 15:50

Playlist conta história do primeiro Rock in Rio. Relembre os shows que marcaram!

Queen, James Taylor, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Iron Maiden e muitos outros fizeram história na primeira edição do evento

Hoje em dia nós já nos acostumamos a receber festivais e shows das maiores estrelas da música internacional nos nossos palcos. Mas na década de 80 as coisas eram bem diferentes. Daí ser até difícil explicar o que foi a realização do Rock in Rio no país e toda a comoção gerada pelo festival. Afinal, em uma época em que, com sorte, se tinha meia dúzia de shows internacionais para se ver durante todo o ano, o anúncio de um evento de dez dias com atrações realmente de peso para todos os gostos era algo quase inacreditável.
A playlist abaixo mostra um pouco do que foram aqueles dez dias em janeiro de 1985, quando o festival tinha só um palco, os telões ainda não existiam, e dezenas de milhares de pessoas literalmente chafurdaram na lama por causa das chuvas de verão.
Os registros ajudam a mostrar como o Brasil ainda era carente de informação, já que alguns deles, começam com entrevistas ou introduções feitas na transmissão televisiva da Rede Globo. Assim, é divertido ver o locutor anunciando o "satânico" Iron Maiden ou Nelson Motta, que apresentava a transmissão, explicando o que era o heavy-metal para os telespectadores.
Os vídeos também chegam carregados de nostalgia e emoção. Afinal é difícil não se lembrar que três grandes talentos que subiram naquele palco, em breve nos deixariam vitimados pela AIDS. O guitarrista Ricky Wilson dos B-52's morreu em outubro daquele mesmo ano de 1985, tendo feito no festival os últimos shows de sua vida. Cazuza, na época ainda com o Barão Vermelho se foi em julho de 1990 e, Freddie Mercury do Queen em novembro do ano seguinte.
A relação abaixo mostra 19 atrações que estiveram no Rock in Rio de 1985 na ordem de seus primeiros concertos. Daquela vez, quase todos artistas foram chamados para se apresentar duas vezes, com algumas exceções, como o Iron Maiden que encaixou o show no Brasil em plena turnê norte-americana - eles tocaram para os brasileiros em 11 de janeiro e, três dias depois, já estavam de volta aos EUA.
Veja a playlist e fiquei ligado que iremos relembrar as edições posteriores do festival em mais especiais.
"América do Sul" - Ney Matogrosso
Medley da Jovem-Guarda com "Minha Fama de Mau" e outras - Erasmo Carlos
"Love Ain't No Stranger" - Whitesnake
"The Number Of The Beast" - Iron Maiden
"Love Of My Life" - Queen
"Vamos Fugir" - Gilberto Gil
"You've Got a Friend" - James Taylor
"Óculos" - Paralamas do Sucesso
"A Dois Passos do Paraíso" - Blitz
"New York New York" - Nina Hagen
"You're In My Heart (The Final Acclaim)" - Rod Stewart
"Anunciação" - Alceu Valença
"Como Eu Quero" - Kid Abelha
"Pro Dia Nascer Feliz" - Barão Vermelho
"Still Loving You" - Scorpions
"Hells Bells" - AC/DC
"Bark At The Moon" - Ozzy Osbourne
"Private Idaho" - The B-52's
"Owner Of A Lonely Heart" - Yes

Fonte: Vagalume

comentários

Estúdio Ao Vivo